Páginas

27 de mar. de 2007

Web 2.0 - a nova bolha

WWW (Word wide web) geração 2.0 simboliza a autoria, autonomia, cooperação, compartilhamento do saber, construção coletiva. Nesta nova filosofia comportamental do cibernauta torna a inteligência coletiva pensada por Lèvy na pratica distribuída por toda parte. Pois é a Inteligência coletiva,ou seja a capacidade que tem as pessoas se entenderem quando têm condições de discutir, são capazes de intercambiar conhecimentos, ou de complementar suas competências.

Os conceitos de autonomia e autoria são exercitadas pelo cibernauta ao criar e elaborar seus blogs, wikis( wikipedia e wikispaces) , delicius, álbuns de fotos, divulgar seus vídeos no youtube ou videolog. Ou seja, nestes sites podemos construir nossos documentos online. Onde guardar tantos dados? No meu, no seu computador? Na Internet? Não, no servidor dos empresários/proprietários dos serviços.

Isto é bom até que ponto? É bom claro, pela disponibilidade que teremos das informações e da oportunidade imadiata de construir, tratar re-ssingnificar nossos saberes. Imprime uma nova dinâmica, velocidade ao circulo informacional.
Por outro lado, poderemos ser surpreendidos com SERVIÇO INDISPONIVEL como já ocorre com o Youtube, correio eletrônico como Gmail “ Erro no servidor
Infelizmente, o Gmail não está disponível no momento. Estamos trabalhando para corrigir este problema -- tente acessar a sua conta dentro de alguns minutos”.

Tudo bem, o serviço é gratuito mas houve uma ruptura na comunicação.
Mas o que é WEB 2.0? leia mais.....

Nenhum comentário: