Hoje cedo fui instigada a pensar em Como devemos construir conhecimento diante da disponibilidade de tantas informações online e da necessidade de auto-didatismo(heutagogia) por parte do aprendiz? Até que ponto o professor será apenas facilitador da aprendizagem dos aprendizes? se devemos deixar de pensar no ensino por ser unidirecional. Aprender ou facilitar a aprendizagem, nunca ensinar?
Ao planejar uma aula, um curso a distância online a metodologia a ser utilizada deve antes ter desenhado o perfil do aprendiz e o que precisa ser trabalhado para uma filosofia onde o método precisa ser uno (ou não?)Inquietante esta transmutação se as turmas não são homogenias e a diversidade de estilos de aprendizagem são reais, como fica?. Vejamos porque: em palestra o presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), Fredric Litto diz que ead não é para qualquer um´, é para o aluno mais maduro que esta motivado para o aprender por necessidade de trabalho...e já tem consciencia do que quer aprender. Por conta disto a pedagogia não será método ideal por ser o professor quem determina o que e como aprender. Para a clientela adulta tem sido utilizado a andragogia(centrada no professor que determina o conteúdo) mas é o aluno quem determina o como. Mesmo assim ainda não atende, temos de ingressar na heutagogia(auto-didatismo). Considera método mais adequado pois é o aprendiz quem fixa o que e como aprender.
Diante disto fica a pergunta? temos mesmo, em nossa cultura da dependencia do outro, tantos auto-didatas? Entendo que como sujeitos coletivos que somos a sociabilidade sociotecnica tem possibilitado a aprendizagem colaborativa entre os sujeitos e favorecido a construção do conhecimento coletivo.
Entetanto o papel do professor nos ambientes de aprendizagem O prof Litto afirma que "ninguem ensina ninguem, podemos facilitar a aprendizagem".
Como construir conhecimento nos ambientes online e qual será o papel do professor em uma sala de aula online?
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