Páginas

6 de set. de 2011

Acessar informação deixou de ser, ha muito tempo, privilegio de alguns. O X da questão agora é a disponibilidade em filtrar criteriosamente a informação pertinente e seu valor para transforma-la constituindo em conhecimento. Compondo o ciclo de criação que não se finda, ao contrario dissemina-o compartilhando em postagens como esta que faço agora sobre a preocupação crescente com  usos e abusos  que fazemos na cibercultura. O ato de copiar, baixar, colar textos, imagens, videos, audios por todos nós internautas. Quem se preocupa com a propriedade intelectual? quem é o autor neste momento polifonico onde as vozes se misturam na cultura remix?

Devemos acompanhar o que se tem discutido pelo Ministério da Cultura e pesquisadores sobre o Direito Autoral na Internet.
Encontrei esta entrevista que vale a pena assistir, ouvir da TVT feita por Marcelo Godoy tendo como entrevistados Rodrigo Savazoni do projeto cultura digital;  Pedro Paranaguá, especialista em propriedade Intelectual 



Nesta entrevista são abordados temas como Direitos Autorais, Internet, cultura livre, remix, linux, software livre, streamming, tecnologia digital, download de música, legalização de compartilhamento de arquivos para fins privados, P2P, download de obras autorais na Internet, licenças Creative Commons, MinC, reforma autoral etc. 


SE quer conhecer o projeto Casa da Cultura Digital acesse 

Nenhum comentário: