Páginas

13 de fev. de 2007

Objetos de aprendizagem - RIVED

Objeto de aprendizagem é um recurso digital auxiliar no processo ensinar-aprender algum conceito, tendo como caracteristicas ser reutilizável e estimular a criatividade e imaginação do aprendiz. Ser reutilizavel é uma das caracteristicas que deve ser acompanhada de duas mais a interatividade e a simulação. Por que usar um Objeto de aprendizagem?
O uso decorre da necessidade de:
  • experimentação de fenômenos físicos, químicos e outros por meio da simulação e animação, apresentando uma seqüência de atividades multimídia interativas;
  • permitir que alunos e professores possam explorar fenômenos e conceitos muitas vezes inviáveis ou inexistentes nas escolas por questões econômicas e de segurança.

Segundo a coordenadora do Rived no Ministério da Educação, Carmem Prata, o programa pode enriquecer a prática do professor em sala de aula e facilitar a compreensão dos alunos. “Os objetos podem enriquecer o currículo escolar com recursos tecnológicos e promover a motivação do aluno em sala de aula.”

Conheça mais sobre o O.A (objeto de aprendizagem) visitando a pagina do RIVED/MEC onde poderão encontrar, gratuitamente, conteúdos pedagógicos digitais em forma de objetos de aprendizagem para as diversas áreas de conhecimento, tais como:

Ciências, Biologia, Física, Matemática, Química, Português,
História, Artes e Geografia
Clique aqui.

Nenhum comentário: